Dicas de Saúde


A DIABETES
O QUE É DIABETES MELLITUS
MUSCULAÇÃO E DIABETES TIPO 2
Diabetes mellitus é o termo usado para um grupo de distúrbios metabólicos de causas múltiplas, caracterizado pela excessiva concentração de glicose no sangue (hiperglicemia) e pelo desenvolvimento de complicações micro vasculares a longo prazo.
É uma doença crônica que afeta a habilidade do corpo de usar glicose, isto ocorre a partir do momento em que o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente (tipo 1), ou quando o corpo não consegue usar efetivamente essa insulina que ele produz (tipo 2), gerando assim a hiperglicemia. Estas disfunções em longo prazo podem resultar em conseqüências graves como: deficiência e falência de vários órgãos, principalmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sangüíneos.
O diabetes mellitus tipo 2 é o mais comum dos diabetes. Estima-se que 90% a 95% da população diabética apresentam o tipo 2, tendendo a aparecer no inicio da maturidade, após os 30 anos de idade, porém, está aumentando o número também em crianças, devido o peso em excesso, sendo ela definida não como uma doença única, mas por um grupo de distúrbios metabólicos caracterizado pelo aumento da glicemia de jejum e após as refeições.
Segundo vários estudos a causa maior do diabetes tipo 2 é agregada ao nível reduzido de atividade física e a alta predominância da obesidade, em especial a gordura abdominal.
Porém, outros fatores colaboram para a doença como: hereditariedade, inatividade física, idade avançada, dieta, histórico de diabetes gestacional, estresse por medicamento ou infecções.

EXERCÍCIOS AERÓBIOS E DIABETES TIPO 2
A atividade aeróbia consiste na realização de uma atividade de longa duração, na qual o organismo se utiliza predominantemente de oxigênio para a conseqüente produção de energia. Auxilia na melhora da aptidão física, bem como na queima de gordura, e consequentemente na perda de peso, além de prevenir e auxiliar na reabilitação cardíaca.
Segundo recomendações do American College Of Sports Medicine e American Heart Association, são necessários 30 minutos por dia, cinco vezes por semana de atividades aeróbias com intensidade moderada, ou 20 minutos diários três vezes por semana com intensidade mais vigorosas para que, indivíduos adultos possam obter uma melhor saúde, e por conseqüência uma melhor qualidade de vida, afim de se prevenir do risco de doenças associadas ao sedentarismo.
Fator de risco para o aparecimento de várias doenças entre elas o Diabetes, a obesidade pode ser controlada e prevenida com a prática de exercícios aeróbios devido à demanda na utilização de gorduras para eventual produção de energia. Outro benefício está no controle e diminuição do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol, outro índice importante na prevenção do diabetes.

 
 
 
 
 
 
O exercício resistido (musculação) é denominado como a capacidade de o músculo gerar força contra uma determinada resistência, incluído exercícios com pesos livres, máquinas, peso corporal contra a gravidade, entre outros. Está inserido como parte de qualquer tipo de atividade física, seja ela visando performance, melhoria na qualidade de vida e saúde em populações sadias e populações ditas especiais como pacientes em reabilitação cardíaca, diabéticos e idosos.
O treinamento resistido pode promover benefícios como: hipertrofia e aumento da massa muscular, manutenção e aumento do metabolismo, diminuição de riscos de quedas e fraturas, combate a osteoporose, diminuição das dores nas costas, minimização da ansiedade e depressão e melhora no sistema cardiovascular.
Segundo recomendações do American College Of Sports Medicine e American Heart Association, os exercícios de força podem ser praticados pelo menos 02 a 03 vezes por semana, em dias alternados utilizando-se os grandes grupos musculares e realizando entre 08 a 12 repetições para cada exercício. Para diabéticos, se modifica somente as repetições que ficam entre 10 a 15 sendo utilizados de 3 a 4 séries. Porém estudos mostram benefícios significantes com 8 a 10 repetições.
Nos diabéticos, o treinamento resistido auxilia na diminuição das taxas de açúcar no sangue e também aumenta a absorção celular de insulina. Mesmo em pessoas com histórico favorável a diabetes (obesas, com pressão alta ou com casos de doenças na família), há redução dos riscos. O ganho de massa muscular resultante do treinamento de força, melhora a absorção da glicose, além do aumento da massa magra e conseqüente controle de peso são benéficos para indivíduos diabéticos.

EXERCÍCIOS AERÓBIOS + MUSCULAÇÃO E DIABETES TIPO 2

Através de um programa de atividade física envolvendo exercícios resistidos e aeróbios praticados em longo prazo, pode-se obter vários benefícios a saúde.
Com a perda de peso, mediada principalmente com a diminuição da gordura abdominal excessiva, parece ser um fator mais eficaz pela melhoria a sensibilidade da insulina. Além de ajudar no controle da glicemia e sensibilidade a insulina os exercícios resistidos e aeróbios podem trazer diversos benefícios à qualidade de vida do diabético e por isso deve fazer parte de seu estilo de vida.
Uma combinação eficaz está em atividades evolvendo os exercícios aeróbios e resistidos, devido ao fato de suas adaptações agirem diretamente nos fatores que predispõe a diabetes, sendo assim mais eficientes no tratamento à doença, pois seus benefícios são expressos principalmente na diminuição dos níveis de glicemia e resistência a insulina.


PAULO GALVÃO
Personal Trainer
CREF: 1304-G/ES
(27) 8837-8480

Nenhum comentário:

Postar um comentário