O batismo de Jesus

O batismo de Jesus
Texto Base: Mateus 3.13-17; Marcos 1.9-11 e Lucas 3.21-22.

O batismo significa ser lavado, ser enterrado (ser imerso) e, no sentido espiritual, transferir pecado por meio da imposição das mãos, como foi feito no Antigo Testamento. No Novo Testamento, O batismo de Jesus, por João Batista, tem o significado de “transferir para”, ou seja, todos os pecados do mundo foram transferidos para Jesus e que Ele foi julgado no lugar do homem. O representante de todos os seres humanos assumiu todos os pecados do homem. Isso foi o objetivo do Seu batismo.
Para salvar a humanidade, Jesus tinha de tirar os pecados do homem e morrer por eles. Assim, a Sua morte é também a sua e a minha morte e a de todos os pecadores do mundo; e a Sua ressurreição significa a ressurreição de todos os homens. Seu sacrifício representa a salvação dos pecadores, enquanto que o Seu batismo representa o testemunho da lavagem de todos os pecados da humanidade.
A Bíblia nos diz em 1 Pedro 3:20-21: ...que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês - não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus - por meio da ressurreição de Jesus Cristo... (NVI)
O batismo de Jesus é a maneira justa para salvar os homens através da remoção de todos os seus pecados.
Onde lemos cumprir toda a Justiça (Mt 3.15) nos diz que o batismo de Jesus era um passo necessário para cumprir todos os justos propósitos de Deus. Embora não precisando arrepender-se e não tendo pecado para confessar, Jesus, pelo ato de submeter-se ao batismo, ocupou o lugar do pecador. Este ato simbólico ilustrou outro batismo maior (ver Mt 20.22) que O esperava no Calvário, onde Ele cumpriu cabalmente a vontade divina, pela qual veio ao mundo como substituto do pecador. Parece que Jesus viu (Mt 3.16) a pomba, símbolo da paz, mas Jo 1.31-34 mostra que João Batista a viu também. O Espírito de Deus (Mt 3.16) que se apresentou naquele momento sagrado, todas as três pessoas da Santíssima Trindade, eram ou visíveis ou audíveis aos sentidos humanos, porém isso não significa que através deste ato que Jesus não era um com o Espírito desde seu nascimento, melhor, desde a eternidade. Agora veio o Espírito para revesti-Lo de poder para seu ministério público. A proclamação de Deus a se referir a Jesus como meu filho amado (Mt 3.17) não quer dizer que o Pai estava anunciando que Jesus era seu filho, pela primeira vez, nem que Jesus chegou a compreender só naquele momento sua única relação com o Pai. Era cônscio dessa relação desde sua infância (ver Lc 2.49). A mesma proclamação foi reiterada pelo Pai na ocasião da transfiguração (Mt 17.5).
É notável que Jesus, embora batizado por João, não confessou pecado, e a Igreja primitiva sempre ficou firme quanto à imaculabilidade absoluta dEle. Para Jesus, Seu batismo significa primeiro o cumprir de toda a justiça (cfr. Mt 3.15 n.); em segundo lugar, um ato de identificação com o povo, sendo «contado com os transgressores» (Is 53.12); e em terceiro lugar, um ato de consagração ao Seu ministério.

Fonte: BIBLOS - O CD DA PESQUISA BÍBLICA
Fonte:
http://www.bjnewlife.org/portuguese/bstudy/terms_07.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário